Operação Guararapes 2022 finalizada com pleno êxito
Após 30 dias, no dia 23 de agosto foi finalizada com pleno êxito, a certificação da Força de Prontidão (FORPRON) e a Operação Guararapes, adestramento Avançado, no maior exercício, do corrente ano de instrução, da Região Nordeste do Brasil.
A Operação Guararapes 2022, que teve início no dia 25 de julho, começou a ser planejada ainda em 2021, logo após a reativação da 7ª Divisão de Exército, por intermédio das suas diversas seções, que empregaram suas expertises em pessoal, inteligência, operações, logística, planejamento, comando e controle, comunicação social, operações de informações, assuntos civis, doutrina, administração e assessoria jurídica, sendo esta, portanto, a primeira operação de porte dessa jovem Divisão.
Mais de 6.000 homens foram espalhados em oito estados, colocando diversas capacidades em teste, desenvolvendo o espírito de corpo, os atributos da área afetiva e psicomotora e exercitando a liderança. Foram testadas as doutrinas, empregados os meios militares, colocado em prática o que é aprendido nos períodos básicos, na qualificação e no adestramento básico e também foi exercitado o conhecimento em planejamento, o trabalho de Estado-Maior.
Foram conduzidos exercícios de adestramento tático avançado no contexto de defesa externa, ações subsidiárias, Garantia da Votação e Apuração e Garantia da Lei e da Ordem, somando-se ao emprego de interagências. Com o objetivo de manter as tropas nordestinas preparadas para o emprego, a Operação Guararapes 2022 encerrou-se com a confiança de que as Organizações Militares abrangidas pela operação tem plena capacidade de atuar se necessário for.
Redes Sociais