7ª DE na Mídia: Estudantes participam de exercício militar com Operação Guararapes
Texto produzido e divulgado pelo Jornal do Commercio
Na era da informação, a dinâmica dos fatos exige, dos profissionais de mídia, cada vez mais versatilidade e preparo. Alinhado a essa tendência, o Exército Brasileiro tem cooperado com a capacitação desse público específico. Nesse sentido, o Comando Militar do Nordeste (CMNE) selecionou alunos do Curso de Jornalismo do Centro Universitário Maurício de Nassau que participaram, no Quartel-General do Comando da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, de uma atividade simulada de entrevista coletiva, no contexto da Operação Guararapes.
O treinamento é voltado para estudantes universitários de Comunicação Social, com o objetivo de ambientar e preparar esses futuros profissionais para a execução de coberturas jornalísticas em situações de conflito armado (zonas de guerra).
A Operação Guararapes é um exercício que acontece anualmente e de abrangência regional e de maior vulto na Região Nordeste, atuando de forma simultânea nos oito estados do Nordeste, com o objetivo de manter a operacionalidade das tropas nordestinas e de desencadear ações de defesa externa e de ajuda humanitária.
O Exercício é composto de 3 (três) fases: construtiva, virtual e viva. Nessa 1ª fase do Exercício, haverá uma série de PMS (Problemas Militares Simulados), os quais deverão ser solucionados pelos 2 (dois) Exércitos participantes – O Azul e O Vermelho. Um dos PMS é justamente a participação de um porta-voz em uma entrevista coletiva, a fim de exercitar o relacionamento com a imprensa. Para os estudantes de jornalismo, é a chance de por em prática os conhecimentos adquiridos na faculdade. Essa é a segunda vez que a UNINASSAU participa do Exercício.
No 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado foi realizado um exercício que visa simular uma situação de conflito em área urbana, com o emprego de tropa e blindados. Na oportunidade, os participantes do ECAM vivenciaram a experiência de acompanhar uma operação militar, fazendo a cobertura jornalística das ações.
Redes Sociais